Pesquisa revelam que os alunos acompanhados de perto pelos pais, incentivados nos estudos e orientados nas tarefas de casa têm melhor desempenho acadêmico.
Com a correria do mundo moderno e a diminuição do tempo em família – especialmente dos pais na companhia dos filhos – a escola vem assumindo papéis diversos, nem sempre condizentes com a missão principal dela. Se a questão fosse apenas incorporar novas ações, tudo bem. O problema é que a instituição de ensino, por mais eficaz que seja, não conseguirá desenvolver, em seus alunos, aspectos como confiança, segurança , autoestima, perseverança e iniciativa, se essa formação humana não começar em casa, por meio da atitude dos país.
O tão propagado lema ‘’a missão dos pais é educar, da escola ensinar’’ continua valendo. Quando uma das partes se abstém, os resultados são visivelmente negativos. O professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Travitzki, após detalhado cruzamento de dados, concluiu que grande parte (79%) do desempenho de uma escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é explicada por fatores exteriores a ela. O chamado ‘’efeito escola’’ responde, portanto, por apenas 21% da média, enquanto que os indicativos familiares são os mais determinantes no rendimento do aluno.
Ficou comprovado que atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar dos filhos é um equívoco. Pesquisas provam que a participação dos pais é de extrema importância, tanto que muitos governos, de diversos países, vêm criando programas para aproximar os pais da vida escolar dos filhos. O governo de Nova York (EUA) criou uma política pública específica para estimular a participação dos pais, o que vem rendendo à cidade a liderança em várias avaliações de rendimento escola.
O envolvimento parental está diretamente relacionado à melhora do desempenho acadêmico das crianças. O psicólogo e pesquisador Harris Cooper, do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University, nos Estados Unidos, estuda o assunto há mais de 20 anos. Para ele, a melhor oportunidade para valorizar a escola e apoiar o filho é acompanhando as tarefas de casa.
Pesquisa realizada com 700 crianças, de numa escola pública de Michigan, concluiu que as crianças que recebiam o apoio dos pais tinham mais autoestima, atitudes positivas perante a escola e se ajustavam psicologicamente melhor no ambiente acadêmico.
No Brasil, o Ministério de Educação e Cultura (MEC) – em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais – está engajado na luta para envolver as famílias na rotina escolar dos filhos e da escola. As escolas brasileiras mais bem colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são aquelas que têm estratégias para atrair os pais para dentro da escola.